SOBRE MIM

ligeiramentecanhoto@gmail.com

Sou o Rodrigo e nasci em Lisboa em Agosto de 1976. Casado, pai de um menino e de uma menina, sou canhoto quando desenho ou como sopa.

Os desenhos sempre funcionaram para mim como um refúgio; um caminho discreto para o protagonismo. Desenhar acalma-me e (também por isso) desenho todos os dias.

Na adolescência colaborei e co-fundei vários fanzines de BandaDesenhada e, sempre que acontecia qualquer coisa à minha volta, era eu quem fazia o cartaz: Associações de Estudantes, Comissões de Recepção ao Caloiro, Concertos de Música, Casamentos, Baptizados e até Campanhas Eleitorais.

Frequentei o Curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes. Aprendi a tocar piano e saxofone e acho que sei tocar guitarra.

Estive a um passo de ser futebolista profissional mas, sendo melhor aluno que jogador, licenciei-me em Design Visual pelo IADE (1994-1998). Aí fui convidado pelo Prof. Vitor Higgs a estagiar no Jornal A Bola onde ilustrei centenas de crónicas mais ou menos tendenciosas.

Nessa altura publiquei também ilustrações no suplemento DN Radical, do Diário de Notícias e fiz os Cursos de Escrita Criativa e de Guionismo/Documentário da Aula do Risco. Seguiu-se o Workshop de Escrita para Cinema de Animação e um outro sobre O Processo Criativo e a Escrita de Humor nas Produções Fictícias, ambos organizados pela Associação Portuguesa de Argumentistas.

Já Designer, comecei a trabalhar em áreas tão distintas como a Cultura, com o Teatro Maria Matos, ou os conteúdos televisivos na produtora Mandala. Com um trabalho em parceria com o Designer Gualter Amaro conquistei o 2º lugar no concurso “Design em Português”, organizado pela Fundação da Juventude.

Entretanto deixei-me seduzir pelo mundo da publicidade de onde só consegui sair passados 10 anos.

Fui Director de Arte premiado na McCann-Erickson (sob a Direcção Criativa de João Taveira) com OURO nos Leaf Awards Lisbon; PRATA nos Prémios DN e Prisma Awards; BRONZE no New York Festivals e finalista nos London International Advertising Awards, no Cresta Awards New York e no Festival Internacional da Figueira da Foz. 

No ano 2000 participei e estive presente no 47º Festival Internacional de Publicidade de Cannes – Cannes Lyons.

Fui ainda Director de Arte na Abrinício (DC de João Graça), na Young & Rubicam (DC de Albano Homem de Mello) e regressei à McCann (DC de Diogo Anahory e José Carlos Bomtempo). Entre outras aventuras, fui ainda Director Criativo de uma agência chamada Banana, em Maputo. 

Quando julguei não ter mais nada para dar à Publicidade, mudei de vida e de profissão. Mas menos de um mês depois percebi que não conseguiria viver longe da criatividade e, progressivamente, regressei às origens e voltei a encher cadernos e mais cadernos com os meus desenhos.

Frequentei um Workshop sobre Diários Gráficos, com Eduardo Salavisa, e criei o blogue ligeiramentecanhoto.com para poder partilhar não só o conteúdo das centenas de cadernos que habitualmente guardava sem mostrar mas também para contar as histórias escondidas por detrás desses desenhos e que são, não poucas vezes, mais interessantes que os próprios.

Organizei o workshop de desenho para adultos “Para Quem Acha Que Não Sabe Desenhar” ao mesmo tempo que lia tudo o que podia e encontrava sobre o trabalho com crianças nesta área. As peças começavam a encaixar-se.

Desenhei então um curso à medida das crianças a partir dos 3 anos. Um projecto que está a ser posto em prática desde 2011 na Cooperativa “A Torre” com resultados que continuam a fascinar-nos a todos: Pais, Alunos, Professores e eu mesmo. 

O meu maior objectivo é mostrar que o hábito e o prazer de desenhar não têm que terminar com a chegada da adolescência, e ainda todas as vantagens que o desenho pode trazer para um adulto – seja qual for o seu projecto de vida.

O desenho ensina-se. Mesmo a quem (ou principalmente a quem) não nasceu com esse dom.

13 pensamentos sobre “SOBRE MIM

  1. Orgulho e respeito é o que sinto por ti e pelo teu trabalho, excelente é o que o classifica…
    Beijo da amiga Joana Marques

  2. Parabéns, Rodrigo!
    Eu já tinha visto ao vivo… mas aqui estão mais exemplos magníficos!
    Bjs
    Maria Luís

  3. Muitos parabéns, Rodrigo!!!
    Foi uma óptima ideia criares este blog!!! Não sabia que tinhas tantos cadernos…
    Adorei tudo que vi, e é com grande expectativa que abro o meu email e vejo que há novos “posts” do “ligeiramentecanhoto”!!
    Não só os desenhos são geniais como também as ideias…
    Fazes com que tenha vontade de desenhar outra vez… mesmo sem técnica!! =)
    Um grande beijinho e muitas saudades,
    Joana Dias

  4. mto bem Rodrigo, gostei do seu traço e expressão, continue com os seus moleskines e quem sabe exponha os seus trabalhos!

  5. Muito bom!! Muito bom mesmo!! Adorei todos os teus desenhos!

    Um grande abraço do Bosque Encantado e continua a “esfarrapar” nesses teus blocos! 🙂

    (Igas)

  6. Só hoje é li esta secção! Mesmo à Gualter, está tudo dito 😉
    De qualquer forma, parabéns pelo percurso, pela coragem e gosto de dar aulas de desenho, e finalmente pelo excelente trabalho no papel.

  7. Rodrigo,
    Aqui está uma relato honesto (não por o saber verídico, mas por te reconhecer nesta linguagem) de quem és.
    Uma caixinha de surpresas!
    🙂
    Os petizes cá de casa adoram desenhar contigo!

  8. Olá Rodrigo é o Gonçalo gosto muito dos seus desenhos e o seu blog inspirou-me a criar um tenho bastante pena de não poder ir as suas aulas mas gostava muito
    do : leva tudo a frente

  9. Olá Gonçalo! Tenta fazer-me uma visita mesmo assim, tenho saudades tuas. E, já agora, diz-me qual o teu blogue… quero segui-lo com atenção! 😉 Um abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s