Sobre mim

ligeiramentecanhoto@gmail.com

Sou o Rodrigo, nasci em Lisboa em Agosto de 1976. Casado, pai de um menino e de uma menina, sou canhoto quando desenho e/ou como sopa. Os desenhos sempre funcionaram para mim como um refúgio. Desenhar acalma-me e (também por isso) desenho todos os dias.

Na adolescência colaborei e co-fundei vários fanzines de BandaDesenhada e, sempre que acontecia qualquer coisa à minha volta, era eu quem fazia o cartaz.

Frequentei o Curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes. Aprendi a tocar piano e saxofone e estive a um passo de ser futebolista profissional mas, sendo melhor aluno do que jogador, licenciei-me em Design Visual pelo IADE (1994-1998). Aí fui convidado pelo Prof. Vitor Higgs a estagiar no Jornal A Bola onde ilustrei centenas de crónicas mais ou menos tendenciosas.

Nessa altura publiquei também ilustrações no suplemento DN Radical, do Diário de Notícias e fiz os Cursos de Escrita Criativa e de Guionismo/Documentário da Aula do Risco. Seguiu-se o Workshop de Escrita para Cinema de Animação e um outro sobre O Processo Criativo e a Escrita de Humor nas Produções Fictícias, ambos organizados pela Associação Portuguesa de Argumentistas.

Já Designer, comecei a trabalhar em áreas tão distintas como a Cultura, com o Teatro Maria Matos, ou os conteúdos televisivos na produtora Mandala. Conquistei o 2º lugar no concurso “Design em Português”, organizado pela Fundação da Juventude.

Entretanto deixei-me seduzir pelo mundo da publicidade de onde só consegui sair passados 10 anos. Fui Director de Arte premiado na McCann-Erickson (sob a Direcção Criativa de João Taveira) com OURO nos Leaf Awards Lisbon; PRATA nos Prémios DN e Prisma Awards; BRONZE no New York Festivals e finalista nos London International Advertising Awards, no Cresta Awards New York e no Festival Internacional da Figueira da Foz. 

No ano 2000 participei e estive presente no 47º Festival Internacional de Publicidade de Cannes – Cannes Lyons.

Fui ainda Director de Arte na Abrinício (DC de João Graça), na Young & Rubicam (DC de Albano Homem de Mello) e regressei à McCann (DC de Diogo Anahory e José Carlos Bomtempo). Entre outras aventuras, fui ainda Director Criativo de uma agência chamada Banana, em Maputo.

Quando julguei não ter mais nada para dar à Publicidade, mudei de vida e de profissão. Mas menos de um mês depois percebi que não conseguiria viver longe da criatividade e, progressivamente, regressei às origens e voltei a encher cadernos e mais cadernos com os meus desenhos.

Frequentei um Workshop sobre Diários Gráficos com o Eduardo Salavisa e criei o blogue ligeiramentecanhoto.com para poder partilhar não só o conteúdo das centenas de cadernos que habitualmente guardava sem mostrar mas também para contar as histórias escondidas por detrás desses desenhos e que são, não poucas vezes, mais interessantes que os próprios.

Organizei o workshop de desenho para adultos “Para Quem Acha Que Não Sabe Desenhar” ao mesmo tempo que lia tudo o que podia e encontrava sobre o trabalho com crianças nesta área. As peças começavam a encaixar-se.

Desenhei então um curso extracurricular à medida das crianças a partir dos 3 anos. Um projecto que está a ser colocado em prática desde 2011 no colégio Cooperativa “A Torre” com resultados que continuam a fascinar-nos a todos: Pais, Alunos, Professores e eu mesmo.

Quatro anos depois fui convidado para integrar o grupo de professores do 2º ciclo da Cooperativa A Torre onde leciono Educação Visual e Educação Tecnológica.

Em 2013, fui convidado pelo pedopsiquiatra Dr. Pedro Strecht para integrar a equipa multidisciplinar do seu consultório com intervenções terapêuticas através do desenho, em trabalho directo com crianças e adolescentes com necessidades especiais – casos de depressão ou perturbações do espectro do autismo, por exemplo. Aí compreendi como o desenho é um veículo de comunicação e recuperação privilegiado e tomei consciência do tamanho e poder da sua capacidade de inclusão.

Os resultados do trabalho com estas crianças foram de tal modo gratificantes que me levaram a escrever a minha tese de Mestrado em Ensino em Artes Visuais (pela Universidade Lusófona, em 2018) sobre a clusividade do Desenho.

O meu principal objectivo é demonstrar que o hábito e o prazer de desenhar não têm que terminar com a chegada da adolescência sobretudo porque ele traz inúmeras vantagens psicológicas e emocionais para jovens e adultos – seja qual for o seu projecto de vida! – nomeadamente para  aqueles com dificuldades ou necessidades especiais.

O desenho ensina-se. Mesmo a quem (ou principalmente a quem) não nasceu com essa predisposição.

Respostas de 14 a “Sobre mim”

  1. Parabéns. Gostei muitíssimo, muitíssimo mesmo, de tudo que vi.

  2. Orgulho e respeito é o que sinto por ti e pelo teu trabalho, excelente é o que o classifica…
    Beijo da amiga Joana Marques

  3. Parabéns, Rodrigo!
    Eu já tinha visto ao vivo… mas aqui estão mais exemplos magníficos!
    Bjs
    Maria Luís

  4. Muitos parabéns, Rodrigo!!!
    Foi uma óptima ideia criares este blog!!! Não sabia que tinhas tantos cadernos…
    Adorei tudo que vi, e é com grande expectativa que abro o meu email e vejo que há novos “posts” do “ligeiramentecanhoto”!!
    Não só os desenhos são geniais como também as ideias…
    Fazes com que tenha vontade de desenhar outra vez… mesmo sem técnica!! =)
    Um grande beijinho e muitas saudades,
    Joana Dias

  5. mto bem Rodrigo, gostei do seu traço e expressão, continue com os seus moleskines e quem sabe exponha os seus trabalhos!

  6. Muito bom!! Muito bom mesmo!! Adorei todos os teus desenhos!

    Um grande abraço do Bosque Encantado e continua a “esfarrapar” nesses teus blocos! 🙂

    (Igas)

  7. Nunca tinha lido isto :O Desde quando é que fizeste tanta coisa sem que desse por isso?? :)) Muito amor, orgulho e saudades xx

  8. Só hoje é li esta secção! Mesmo à Gualter, está tudo dito 😉
    De qualquer forma, parabéns pelo percurso, pela coragem e gosto de dar aulas de desenho, e finalmente pelo excelente trabalho no papel.

  9. Rodrigo,
    Aqui está uma relato honesto (não por o saber verídico, mas por te reconhecer nesta linguagem) de quem és.
    Uma caixinha de surpresas!
    🙂
    Os petizes cá de casa adoram desenhar contigo!

  10. Olá Rodrigo é o Gonçalo gosto muito dos seus desenhos e o seu blog inspirou-me a criar um tenho bastante pena de não poder ir as suas aulas mas gostava muito
    do : leva tudo a frente

  11. Olá Gonçalo! Tenta fazer-me uma visita mesmo assim, tenho saudades tuas. E, já agora, diz-me qual o teu blogue… quero segui-lo com atenção! 😉 Um abraço

  12. Que fantastico! Estava a ver o site da Torre, depois de uma conversa com o meu primo, e dou com isto. Daqui e’ o Pedro, um dos muitos Pedros da tua turma da torre. O “Berlinde”. 🙂 O teu curriculo e’ impressionante! E nao fosse a distancia, gostava de ingressar num desses cursos para os menos predispostos para o desenho. Um grande abraco com saudade e parabens!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: