Sobre o Ensino do Desenho

"A necessidade de desenhar nasce connosco, assim como a de dançar ou cantar. A vontade de criar, caracteriza os seres humanos desde sempre. Essa parte não é ensinável.

O que podemos fazer pelo desenho é olhá-lo como um desporto acessível: todos podem praticá-lo e quanto mais treinarmos, melhores serão os resultados"

"O meu objetivo é conseguir que os meus alunos se tornem o adulto que sonham ser e que ainda assim continuem a desenhar. Sejam médicos, engenheiros ou juízes, uma coisa não invalida a outra. Desenhar ajuda a concentração. Ajuda-nos a saber estar sozinhos, a organizar ideias e pensamentos abstractos. A ver em vez de olhar. Isto parece-me útil para qualquer profissão"

"Ao contrário do que é comum pensar-se, o desenho não é um dom. Aprende-se"

"Não é correcto dizer-se que um adulto não sabe desenhar, será mais correcto dizer que se esqueceu de fazê-lo. Qualquer criança saudável gosta e sabe desenhar porque… desenha. (...) Depois porque o faz sem qualquer complexo, sem qualquer medo ou comparação”

"(...) Numa sala onde 20 alunos desenhem uma cadeira, teremos sempre 20 desenhos diferentes no final. Se de seguida pedirmos aos mesmos 20 alunos para voltarem a desenhar a mesma cadeira, teremos outros 20 desenhos diferentes. Diferentes entre si mas também em relação aos primeiros. A cadeira é a mesma, os quarenta desenhos não"

"E nenhum dos 40 desenhos está “errado”. Porque também não existe um desenho “correcto”. O meu desenho da cadeira é a minha visão, aquela cadeira filtrada pelos meus olhos, cérebro e mão. Já o teu desenho é a tua visão – outros olhos, outro cérebro, outra mão. Por isto nos fascinam tanto os desenhos dos outros"

“O desenho ensina-se. Mesmo a quem (ou principalmente a quem) não nasceu com essa predisposição”

Porquê

Adolescentes / Crianças / Adultos

* Exercícios criados especificamente para Adolescentes e Crianças (dos 6 aos 16 anos).

* Desmistificação da expressão "jeito para o desenho".

* Instruções simples e de fácil compreensão.

* Satisfação e orgulho após a superação de cada desafio. Aumento da auto-estima.

* Trabalhos adaptados a cada aluno ou grupo de alunos.

* O desenho ensina-nos a parar, a olhar com olhos de ver, e a traduzir o que vemos para uma nova linguagem. Promove o pensamento abstrato.

* Melhora a concentração e ensina o praticante a estar consigo.

* Deixam de existir tempos vazios porque todos os momentos são bons para desenhar.

* Errar é bom, ensina-nos sempre alguma coisa nova. A melhor forma de lidar com a frustração é pegar numa folha em branco e começar um desenho novo.Dedique alguns minutos para redigir uma introdução breve, prática e significante. Se você está vendendo um produto, use este espaço para descrevê-lo detalhadamente e deixar claro por que devemos comprá-lo. Use toda sua criatividade. Vá com tudo!